Grupo de Estudos com Juventudes, Infâncias e Cotidianos
Quem Somos

Nivea Andrade, coordenadora do JICs e membro do Laboratório Ensino de História da UFF, é professora adjunta do Departamento Sociedade Educação e Conhecimento e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

João Guerreiro, professor do Bacharelado em Produção Cultural e da Pós-Graduação em Linguagens Artísticas, Educação e Cultura no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Nilópolis (RJ).

Maria Inês Rocha de Sá (nome artístico Inês Sá), professora efetiva do Departamento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II, Campus Humaitá I. Integro o Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação Diferenciada (Nepedif), do CPII/CHI desde 2015 e a partir de 2020, comecei a participar do Grupo Juventudes, Infâncias e Cotidianos da Faculdade de Educação da UFF.
Dudu de Morro Agudo, doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense UFF (2019) na linha de pesquisa dos Estudos do Cotidiano e da Educação Popular. Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2016). Rapper, arte educador e diretor geral do Instituto Enraizados.


Andreza Prevot, graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestre em Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e doutoranda em Educação na UFF. Professora de história nas redes municipal e estadual do Rio de Janeiro. Doula e educadora perinatal. Mãe da Manu e da Danda.
Julia Gurgel, professora de História formada pela Universidade Federal Fluminense, com Pós-Graduação em Ensino de História no Colégio Pedro II e mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.


Beatriz Martins, mestre no Programa de Pós Graduação em Educação e historiadora pela UFF, especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Candido Mendes/AVM. Fundadora e coordenadora do Pré Vestibular Social Santa Rosa de Lima/ RJ.
Luísa Reis é professora de teatro e fundadora do Projeto Teatro Nômade, que oferece aulas de teatro gratuitamente para estudantes de escolas públicas. Formada em licenciatura em Teatro e Letras, é doutoranda e mestre em Educação. Pesquisa sobre construção da liberdade em aulas de teatro de rua.


Ravelly Machado, doutoranda e mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Possui Especialização em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense. Atua como professora de Ciências e Biologia pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). Pesquisa nas áreas de educação e ciências, estudos com os cotidianos da educação popular.
Patrícia Gama, doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, especialista em Gestão Escolar pela UFES, pedagoga efetiva da Rede Municipal de Ensino de Cachoeiro de Itapemirim-ES com experiência em cargos de gestão pública escolar.


Laís Nóbrega, graduada em História pela UFF. Mestre em História pela UNIRIO na linha de pesquisa Instituições, Poder e Ciências. Integrante do JICS e do Observatório do Tempo Presente. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a permanência do SNI na Nova República.
Eleonora Abad, professora de História da Rede Estadual do Rio de Janeiro (SEEDUC- RJ)onde atua no Colégio Estadual Guilherme Briggs. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense(UFF) e mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui graduação em Abi - História pela Universidade Federal Fluminense (2009), Especialização em Saberes e Práticas da Educação Básica - (eixo: Políticas Públicas e Projetos Sócio-Culturais em Espaços Escolares) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Atuou como supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na área de História (2014-2017).


Rebecca Ferreira, professora de História graduada pela Universidade Federal Fluminense. Pós-graduanda em Mídias na Educação pela UFSCAR. Integra o JICs desde a graduação quando fez IC em Educação com o projeto ""Experiências Cotidianas de Educar pela liberdade: pensando com educadoras e educadores maneiras de significar e criar liberdade".
Clarice Cruz Terra, professora de Teatro, pesquisadora curiosa, mãe, filha e esposa. Observadora atenta e boa ouvinte. Sensível, gosta muito de dançar, colorir o corpo com tatuagens, comer e dormir. E de água, doce ou salgada, que lava a alma e renova as energias. Além disso, é mestra em Ensino de Teatro pela UniRio, especialista em Arteterapia pelo ISEPE e licenciada em Artes Cênicas também pela UniRio. Teve a honra de ser recebida e abraçada pelo JICS em setembro de 2022.
%2016_09_20_55b41650.jpg)

Pedro Oliveira, professor de Educação Física nas redes municipais de Cabo Frio/RJ e Maricá/RJ. Mestrando em Educação pela Universidade Federal Fluminense.
lattes